O XADREZ: ESPORTE, JOGO E ARTE

                O xadrez representa uma luta de idéias, uma batalha intelectual entre dois adversários que podem criar verdadeiras obras de arte com suas jogadas.
            Por seu caráter lúdico e formativo, é um jogo recomendado para crianças em idade escolar, pois estimula o sentido de responsabilidade e prepara os estudantes para a vida adulta.
            O xadrez desenvolve também a memória, a imaginação e a capacidade de concentração. Ademais, graças ao seu valor pedagógico, favorece o raciocínio lógico, desenvolve a vontade e habilita o jogador à melhor análise e tomada de decisão.
            Para alguns poucos, esse jogo converteu-se em uma profissão, o que ocorreu a partir do momento em que os organismos oficiais de xadrez estabeleceram regras fixas e organizaram competições nacionais e internacionais, outorgando ao xadrez a condição de esporte.
            Ao contrário do que parece, o xadrez não é um jogo apenas para pessoas inteligentes. Todo aquele que tenha capacidade normal, dedicação objetiva e devoção ao jogo podem tornar-se um bom jogador. Os enxadristas formam uma grande família, o que é confirmado pelo lema da Federação Internacional de Xadrez: Gens una sumus, que expressa à unidade de todos aqueles que amam este jogo excepcional.
            O xadrez,seja jogo, esporte ou arte, é incontestavelmente, uma prática recomendável para pessoas de qualquer idade, seja qual for a sua condição física, podendo constituir-se em uma fonte de lazer para a vida toda.

                                               
LÓPEZ MANZANO, Antonio; SEGURA VILA Joan. Iniciação ao xadrez. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.