quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O uso do TICS no Ensino Aprendizagem.

Segundo Ramos (1996), o uso ou a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos educativos tem implicações que ultrapassam de longe os muros de uma escola. Estas tecnologias favorecem grandes mudanças neste período que está sendo chamado de revolucionário.
A escola, enquanto organização social apresenta uma complexidade natural própria a que se juntam todas as valências de ordem educativa, curricular e pedagógica. Tanto no âmbito educativo como no organizacional as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumir um papel cada vez mais influente e imprescindível, sendo notória uma evolução permanente nos paradigmas relacionados com a sua utilização.
Utilizando-se do computador como ferramenta pedagógica a interdisciplinaridade pode constituir-se num incentivo para a inclusão e letramento digital no enriquecimento e na transformação da prática pedagógica do educador em sala de aula.
Desde história da nossa civilização, percebe-se que sempre houve a invenção de alguma coisa que expandiu à nossa capacidade de ação sobre o mundo, expandindo a nossa capacidade de comunicação e de expressão.
Entretanto na atualidade pode-se dizer que a tecnologia abre muitas possibilidades. Por conta disso, precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois quem não compreende a tecnologia não vai poder opinar sobre o que fazer com ela. Felizmente a sociedade está mais atenta sobre está necessidade e tem buscado equipar as escolas. Há também muitos projetos de inclusão digital que buscam ampliar o acesso às novas tecnologias.
Nesse momento é mister  ressaltar,  que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção digital, uma vez que a grande maioria dos jovens a freqüenta num tempo em que estão  bastante abertos  ao aprendizado.  Além disso, o uso coletivo que ali se pode dar aos computadores torna a inclusão digital a partir das escolas um investimento socialmente relevante.
Enfim, precisamos considerar que o computador é também uma ferramenta pedagógica que pode ajudar a desenvolver o raciocínio das pessoas. Na verdade, acreditamos que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos. 


RAMOS, Edla Maria Faust. Informática Aplicada à aprendizagem de matemática. Graf & Tec: Florianópolis, 1996.

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